… Tudo bem, eu não odeio o FTP. Mas eu odeio hosts que dão somente a opção de utilizar FTP para atualizar seu site e não fornecem nenhum tipo de interface de linha de comando. Notavelmente os hosts que utilizam Windows têm essa limitação. Então ontem eu loguei em um servidor para limpar um site antigo e preparar sua nova versão.

Eu odeio FTP

Para isso, conectei-me com o nautilus no servidor e selecionei as pastas que queria apagar no servidor. Pela imagem, é possível ver que isso não foi uma experiência satisfatória. Tive que aguardar aproximadamente meia hora para ter meu diretório limpo, quando um simples rm -fr * local faria isso em segundos na pior das hipóteses.

O problema todo existe por que não existe um comando recursivo de exclusão em FTP, então é necessário passear por toda a estrutura de diretórios selecionando arquivo por arquivo para ser excluído (você não vê isso acontecer, mas é isso que o programa de FTP faz).

Portanto, eu continuo achando que usar Windows em servidores é uma idéia idiota, pois nunca vi um servidor windows disponibilizando uma interface de comandos acessada remotamente (numa solução 100% Microsoft). Obviamente, Terminal Services/VNC/NX não são opções razoáveis todo o tempo. Tenho coisas melhores com que desperdiçar minha conexão e meu tempo.

Enfim, FTP é muito bom para acesso anônimo e download/upload de arquivos grandes, mas é um problema sério com sites, principalmente por causa do problema supracitado e da falta de criptografia, que complica totalmente o meio de campo…